quinta-feira, 1 de abril de 2010

Curiosidades sobre o dia das mentiras!

Todos sabemos que no dia 1 de Abril se celebra o dia das Mentiras, que nesse dia se criam algumas partidas entre amigos, ou mesmo que são passadas na televisão.
Aqui fica algumas curiosidades de como surgiu a comemoração deste dia...

"Em
1564, depois da adopção do Calendário Gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano começaria a 1 de Abril. Alguns gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia das mentiras costuma ser conhecido como April Fool's Day. Na
Itália e na França é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de Abril".
No Brasil, o 1º de Abril começou a ser difundido em
Pernambuco, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efémera, lançado no 1º de Abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez a 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Superstições


Tradicionalmente, supõe-se que as mentiras acabem à meia-noite, trazendo má sorte ao perpetrador em caso contrário. Contudo, isto não é universalmente aceite.
Alguém que não consegue aceitar as petas, ou tirar proveito delas dentro do espírito da tolerância e do divertimento, também sofrerá com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma menina bonita será recompensado com o matrimónio, ou pelo menos a amizade dela.


"Há muitas explicações para o
1 de Abril se ter transformado no Dia das Mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.

Actualidade
A Internet faz com que seja difícil saber se uma mentira ou brincadira é feita antes ou depois do meio-dia, já que os fusos horários são diferentes em partes diferentes do mundo.
Pessoas não-residentes no Ocidente pouco conhecem o costume do Dia das Mentiras e são mais vulneráveis a petas na internet.

Boatos
No primeiro de Abril vão os burros onde não devem ir". Muitos órgãos de média propagaram inconsciente ou deliberadamente petas no Dia das Mentiras. Mesmo agências de notícias sérias consideram o Dia das Mentiras uma brincadeira normal, e uma tradição anual.
O advento da internet como meio de comunicação mundial serviu para facilitar a vida aos traquinas.

Petas do Dia das Mentiras que ficaram famosas
Kremvax: uma das primeiras peças pregadas na internet no Dia da Mentira.
Ilha de San Serriffe: O jornal britânico
The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha de ficção. O nome da ilha vem de "sans-serif", uma família de tipos tipográficos.
Plantação de esparguete: o canal de televisão BBC apresentou em
1957 no programa Panorama uma reportagem falsa sobre árvores de esparguete. Muitas pessoas ficaram interessadas em plantar árvores de esparguete nas suas propriedades."

Sem comentários:

Enviar um comentário