quinta-feira, 8 de abril de 2010

Arma Secreta das tropas americanas: Rock e Heavy Metal!

A arma secreta das tropas americanas no Afeganistão: Rock e Heavy Metal -

O combate ao terrorismo tem agora uma nova arma: a música. Este é, pelo menos, o fundamento da notícia avançada pela agência noticiosa AFP. Acompanhando os desenvolvimentos das tropas norte-americanas em terreno afegão, os repórteres testemunharam a utilização das músicas de artistas de Rock e Metal como Metallica, Thin Lizzy e The Offspring no intuito de intimidar os adversários Talibã, e forçar o render de armas.
A descrição do cenário feita pela AFP é a seguinte: quando as tropas avançam para novo território, os veículos que estão na linha da frente transportam colunas poderosas que se fazem ouvir até dois quilómetros de distância. Esta táctica pode chegar a durar toda uma missão/ocupação. Entre as populares canções 'pesadas' são também colocadas mensagens de ameaça aos Talibã: segundo uma fonte militar da agência "não há obscenidades, mas dizemos-lhes que vão morrer".
Citando um sargento destacado no Afeganistão, "Os Talibã detestam esta música". "Há alguns habitantes locais que se queixam, mas esta acaba por ser uma forma de os obrigar a escolher um lado. E está a motivar as nossas tropas". No momento em que os tanques tocam "Pretty Fly (For a White Guy)", música dos The Offspring, alegam alguns militares que os próprios "insurgentes acabam por baixar as armas".
No entanto, o comandante das tropas em Marjah (localidade no sul do país onde foi feita a reportagem) entende que a estratégia "inapropriada" não pode perdurar: "vou dar ordem imediata para que acabem com isto".

Sem comentários:

Enviar um comentário