terça-feira, 29 de junho de 2010

Oscar, o 1º Gato com Implantes Biónicos

O gato Óscar é o primeiro a ter implantes biónicos, depois de um acidente com um trator agrícola que lhe causou a amputação das duas patas traseiras. A operação pioneira no mundo foi na semana passada divulgada num documentário da BBC.

Os implantes foram feitos à medida do gato e unem o tornozelo à pata, através de técnicas que bioengenharia que permitem imitar o osso e unir a parte mecânica aos nervo e à pele.

A operação foi levada a cabo pelo veterinário Noel Fitzpatrick, em Jersey, Reino Unido, e as próteses Itaps (Transcutâneas e Intraósseas para a Amputação) foram desenvolvidas por Gordon Blunn, director do Centro de Engenharia Biomédica da Universidade College London.

“Colocámos uma peça de metal e uma pestana por dentro para unir a prótese ao tornozelo. A verdadeira revolução foi que utilizámos uma substância que permite que o osso e a pele cresçam à sua volta”, disse Fitzpatrick.

A tecnologia Itap está a ser testada em seres humanos e já foi criada uma prótese para uma mulher que perdeu o braço em 2005, mas a operação ainda não foi realizada.

O êxito desta operação mostra o potencial da tecnologia para transformar o futuro da ortopedia.


1 comentário: