Muitas foram as personagens a quem deu vida, mas foi com Rose, a protagonista de Titanic, em fase de ‘grande experiência de vida’, que chegou ao estrelato e passou a ser mundialmente (re)conhecida. A actriz Gloria Stuart faleceu no passado domingo com 100 anos, segundo é noticiado no site da revista Variety.
A actriz sucumbiu a um cancro no pulmão, diagnosticado há cinco anos, na sua casa em Los Angeles.
Gloria Stuart nasceu em 1910 em Santa Monica, na Califórnia, tendo estudado artes dramáticas e filosofia. Começou a sua carreira em Pasadena e chegou aos grandes ecrãs em 1932 em Street of Women. Durante a década de 30 continuou o seu percurso cinematográfico com variadíssimas aparições no grande ecrã, como por exemplo em The Invisible Man, Poor Little Rich Girl ou Gold Diggers of 1935, de Busby Berkeley. Stuart foi também uma das fundadoras da Guilda dos Actores, a organização sindical.
Apesar de tudo apontar para uma carreira promissora na sétima arte, a actriz resolveu dedicar-se a outra paixão nos anos 40 - a pintura. A actriz deixou ainda uma autobiografia, "Gloria Stuart: I Just Kept Hoping" (1999), onde explica que Rose foi o papel pelo qual sempre esperou e que lhe valeu uma indicação aos Óscares. A idosa do blockbuster de James Cameron tornou-se assim a actriz mais idosa, tinha 87 anos, a ser nomeada, neste caso para o galardão de Melhor Actriz Secundária.
A centenária deixa uma filha, a escritora Sylvia Thompson, além de quatro netos e 12 bisnetos. "Era uma mulher muito forte e tinha outros assuntos com que se ocupar", comentou a filha, Sylvia Thompson, citada pela publicação Los Angeles Times.